Contato: 41 3908 8448 / 47 99928 7279 LIVRO GRATUITO: EFICIÊNCIA PARA EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS

Sustentabilidade de Rápido Retorno Financeiro

Muitas vezes quando ouvimos falar em sustentabilidade implicitamente vem a palavra ‘custo’, afinal, o percebemos empregado em diversas situações do dia-a-dia, desde o alface orgânico que custa pelo menos o dobro do convencional até móveis com conteúdo reciclável ou boas práticas de extração da matéria-prima.

Na área da construção civil não poderia ser diferente. Existe uma diversa gama de produtos voltada a atrair esse “novo” nicho consumidor, muitos com o fator ‘verde’ duvidoso, afinal, se não é sustentável para o bolso, fere o triângulo básico da sustentabilidade (Tripple Bottom Line) que envolve ser bom para as Pessoas, o Planeta e ser Economicamente Viável.

Nesta primeira parte vamos nos ater a soluções práticas de retorno rápido para edificações: soluções das mais simples com um retorno de 1 ano ou menos.

Pinturas com Alto SRI

A primeira solução é utilizar pinturas com um fator de SRI alto em fachadas.

O que isso significa? SRI significa Solar Reflectance Index, e é a soma de cor mais a reflexão. Por exemplo, uma superfície preta e rugosa com SRI 15 absorve mais calor que uma superfície branca e reflexiva de SRI 90, e necessitará consequentemente de um maior uso de energia dos aparelhos de ar-condicionado. Ou seja, quanto maior o SRI, melhor – considerando que você não more no Alaska ou em outros ambientes normalmente frios. Precisamos ter um cuidado adicional com a porosidade desses materiais, pois eles tendem a absorver a poluição e perder aos poucos seu índice de reflexão solar.

Com uma simples pintura de telhado o Smucker`s Coffee and Café de Ohio obteve um retorno imediato do investimento com a economia de energia.

smuckersbldg

Smucker`s Company Store & Café- Ohio

Louças e Metais

Equipamentos para economia de água também já são bastante perceptíveis nos grandes centros urbanos, afinal não exigem grandes cálculos ou projetos mirabolantes, além de possuírem um retorno financeiro de apenas meses na sua grande maioria. Entre os exemplos estão:

  • Torneiras e chuveiros, que desperdiçam praticamente metade de água comparado com as convencionais (5,6l/minuto contra 9,6l). Procure o selo WaterSense (da Agência de Proteção Ambiental dos EUA) para uma maior garantia desse benefício, como por exemplo os chuveiros da Delta Faucet;

watersense

  • Aeradores de torneiras, que geram uma economia base de 20%, facilitando a obtenção do crédito LEED de Redução do Uso de Água Interna, no caso de uma certificação esteja sendo buscada;
  • Vasos sanitários com sistema dual-flush, com descarga de 3 litros ao invés de 6 litros das convencionais, hoje bastante comuns;
  • Mictórios sem água, que por um estudo americano gera em média um retorno financeiro do investimento de 61% já no primeiro ano, além de ser mais higiênico e utilizar menos produtos químicos.

waterless-toilet-3

Como exemplos deste uso simples de equipamentos podemos citar o Proximity Hotel (Grensboro, Carolina do Norte) que teve um retorno do investimento de apenas 6 meses e o W Hotel em São Francisco que teve um retorno em menos de 1 ano.

Na Parte 2 daremos sequência a outras boas medidas sustentáveis de retorno rápido, mas que necessitam de um maior apuro técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VERIFIQUE NOSSA DISPONIBILIDADE

Insira seu nome, telefone e email e nós retornaremos em até 24 horas.

Obrigado pelo contato. Retornaremos em até 24 horas por telefone.