Contato: 41 3908 8448 / 47 99928 7279 LIVRO GRATUITO: EFICIÊNCIA PARA EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS

Entrevista sobre Edifícios em Balneário Camboriú

Realizamos no mês de junho uma entrevista discutindo sobre o mercado de edifícios em Balneário Camboriú com a revista Imóveis e Cia, de Balneário Camboriú e Itapema.

Contamos também sobre a proposta do escritório, diferenciais, realizações, antigos e novos projetos. Falamos sobre a nossa missão do mercado de arquitetura para a retomada da construção civil brasileira e nossa contribuição educacional com o UGREEN, que não se relaciona só ao mercado imobiliário de Edifícios em Balneário Camboriú, mas também o mercado brasileiro.

A revista encontra-se em circulação por toda a região litorânea de Santa Catarina. Você pode ler a entrevista e saber mais sobre o mercado de Edifícios em Balneário Camboriú clicando abaixo no link, ou na transcrição abaixo:

Entrevista sobre Edifícios em Balneário Camboriú

A 2030STUDIO é uma empresa proeminente do cenário sul brasileiro. Com trabalhos em Curitiba, Balneário Camboriú e São Paulo. Constituída de profissionais com 11 anos de experiência no mercado imobiliário e 30 edifícios desenvolvidos – entre edifícios residenciais, comerciais, co-autorias e parcerias. O foco é justamente este: a elaboração dos edifícios que tragam a melhor relação de custo-benefício através de soluções tecnológicas diferenciadas, um amplo amparo de normas técnicas aliadas a um design único.

Nós conversamos com os arquitetos Filipe Boni e Flávia Kloss em seu escritório-sede, em Curitiba-PR sobre os conceitos da empresa, visões de arquitetura e planos para o futuro.

 

Como é o processo de vocês? O que vocês consideram que diferencia a 2030STUDIO de outras empresas do ramo?

Nós tentamos embutir o máximo de tecnologia dentro do nosso processo de projeto, tais como: desenvolvimento de projetos em BIM, foco em normas e legislação. Abordamos como metodologia de projeto estratégias da certificação LEED – mesmo sem certificar – com análise de energia e iluminação da forma mais prática possível e até mesmo soluções por algoritmos já fizemos. Após 10 anos testando o que funciona e o que não funciona e ouvir milhares de promessas tecnológicas, conseguimos construir um workflow de projeto bem enxuto e eficiente, além de resultados estéticos rápidos, ouso dizer que ⅓ do tempo com o dobro de qualidade que a média do mercado.

 

Qual é o foco de trabalho de vocês?

Possuímos uma missão de realizar os melhores edifícios brasileiros, ou dar meios para que outros façam isso. Nosso destaque vem da concepção arquitetônica, mas ampliamos nossos serviços para atender as necessidades dos nossos clientes, como uma abordagem de interiores, que é recente na empresa e vem sendo capitaneada pela Flávia. Surgiu também uma demanda acidental relacionada a otimização de empreendimentos imobiliários.

Otimização? Como funciona isso?

Na verdade as empresas nos procuravam, verificavam a eficiência e retorno financeiro que nossos projetos traziam para os empreendimentos e, devido ao nosso cenário atual de crise, comentavam em elevar a eficiência de projetos que já tinham em andamento. Boas oportunidades em São Paulo surgiram desta forma. Sabemos que é não é o tipo de trabalho ideal já que isso deveria ser visto na fase conceitual. Mas é uma espécie de comissionamento, uma “terceira visão” sobre o projeto para garantir que ele esteja rodando com a máxima eficiência. A idéia é sinergizar com os profissionais envolvidos buscando oportunidades de otimização ou o que seja possível na etapa em que o projeto esteja, uma espécie de projeto integrado realizada de forma tardia (risos). Algumas vezes os profissionais demonstram preocupação com esta análise mas com inteligência rapidamente entendem que o objetivo é o melhor produto final. A análise envolve áreas, OPR, BOD, usos, fluxos, conforto ambiental, sistemas construtivos ou outras oportunidades.

 

Você comentou que possui além da 2030 uma plataforma educacional? Como é isso?

É a UGREEN (www.ugreen.com.br). Pelas pesquisas da equipe, é provável que seja a primeira plataforma de ensino em sustentabilidade brasileira. Possui diversos cursos relacionados a práticas sustentáveis em edificações e eu mesmo possuo dois cursos nesta plataforma: um só relacionado a eficiência imobiliária e outro, que é o primeiro curso LEED Green Associate do Brasil, e gratuito, provavelmente por tempo limitado pela procura (mais de 900 inscritos em 1 semana). Utilizamos estes cursos para comunicar aos profissionais boas práticas e também para treinar os nossos colegas de trabalho.

 

Quais foram os seus últimos trabalhos?

Existem vários projetos em andamento em fase confidencial. O último edifício em Balneário Camboriú é o Serendipity, da Embraed, em que trabalhamos no conceito de fachada, na área de lazer externa e na otimização de áreas internas. Foi um bom desafio. O objetivo neste edifício em Balneário Camboriú foi realizar um empreendimento clássico no seu estado mais bruto, pensando mais no clássico em sentido de macro-escala, e não em micro como observamos muito por aí. É a busca de uma essência.

Utilizar linhas mais retas, acessos imponentes, ressaltar a altura e proporção das colunas – abandonando o balanço de 80cm tradicional dos edifícios em Balneário Camboriú que impedem o desenvolvimento da altura, e com uma boa justificativa, já que economiza-se uma boa área desnecessária para os estacionamento além das transições de colunas. É um empreendimento único e com uma ótima relação de custo-benefício, o que se comprovou nas vendas pelo que ouvi dizer. É sempre bom trabalhar com empresas que focam na excelência.

 

E o futuro?

Procuramos empresas que procurem trazer serviços de excelência para os seus clientes e saibam trabalhar coletivamente na busca desses resultados. Como arquitetos, nós trazemos apenas parte desta solução. O “coelho da cartola” está justamente nesta coesão e comprometimento de profissionais em irem mais longe. Em nossa opinião o luxo está na qualidade da inteligência aplicada na resolução de questões relacionadas ao ser humano: conforto térmico, acústico, visual, qualidade interna do ar, fazer mais com menos. É muito mais do que um ambiente com peças caras ou um revestimento da última moda. São esses os valores que queremos levar para os nossos filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VERIFIQUE NOSSA DISPONIBILIDADE

Insira seu nome, telefone e email e nós retornaremos em até 24 horas.

Obrigado pelo contato. Retornaremos em até 24 horas por telefone.