Contato: 41 3908 8448 / 47 99928 7279 LIVRO GRATUITO: EFICIÊNCIA PARA EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS

Como projetar uma residência adaptável?

Quando os clientes nos informam sobre as suas necessidades para uma residência, seja ela completamente nova ou uma reforma, costumam-se concentrar em suas necessidades atuais que são muitas vezes conduzidas pela vida com seus filhos. Uma casa bem projetada, no entanto, deve ser adaptável a mudanças diversas ao longo do tempo objetivando o conforto ininterrupto do usuário.

A chave é a concepção de espaços flexíveis que atendam às necessidades atuais mas também permitam mudanças. Um exemplo comum é quando filhos saem de casa e “sobra” uma área considerável da residência para a vida do casal. Acontece bastante também o fato das pessoas envelhecerem, chegando a um ponto em que uma ou mais pessoas acabam necessitando de uma ajudinha extra para cumprir suas funções diárias dentro da residência.

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a criar um lar para durar a vida toda:

  • Muitas casas usam corredores para espaço de circulação. No entanto são geralmente espaços apertados que se tornam um desperdício de espaço, principalmente se necessitarem ser passagem para cadeiras-de-roda futuramente. Uma alternativa é alterar a maneira que essas residências são geralmente projetadas, utilizando de espaços para que você passe de quarto a quarto sem utilizar corredores. Funciona bem no estar principal da casa e produz a chamada “planta livre”. Não funciona tão bem para quartos e áreas de serviço, mas existe espaço para a imaginação em diversas partes da casa para procurar manter os corredores no mínimo, fazendo a transição de um espaço para o outro com mais facilidade. Se precisar de corredores, a largura mínima que indicamos é de 1,05m.
  • Evite residências em múltiplos pavimentos já que torna a circulação por cadeira-de-rodas bem mais complicada. Se existirem escadas, é bom se atentar com as alturas dos corrimãos (NBR 9050/9077). É possível hoje instalar elevadores nas próprias escadas, mas elas necessitam ser geralmente retas. Elevadores hidráulicos também estão cada vez mais em conta, o que dirá em um futuro distante? Se possível, tente destinar um espaço de 1,80 x 1,80m para ele.

cadeira-elevador-escadas-Xclusive-5

  • Projete uma sala de estudos/quarto no piso térreo com um banheiro de tamanho generoso para permitir um futuro uso por pessoas idosas.
  • Forneça pelo menos uma vaga ampla de estacionamento (3,30m de largura mínima conforme NBR9050) com um caminho nivelado e iluminação externa para ajudar na escuridão o trânsito até a entrada principal da residência.
  • Se possível pela legislação vigente, projete uma cobertura do acesso até a porta principal para facilitar o acesso em dias de chuva, encontrar a chave ou entrar com compras.
  • Deixe as soleiras baixas entre o nível do piso externo e interno da porta principal para prevenir acidentes.
  • Mantenha no mínimo portas com 80cm de largura, inclusive para banheiros, para facilitar a locomoção. Use fechaduras com maçaneta e não puxadores, já que estes são muito mais fáceis para abrir.
  • Pense em um espaço perto da porta de entrada para deixar uma cadeira-de-rodas.
  • Certifique-se de estar usando materiais de fácil manutenção. Eles devem possuir um acabamento de longa duração ou natural que resista bem ao tempo.
  • Instale interruptores, tomadas e outros pontos entre 0,45 e 1,20m do chão.
  • Use um bom conduite para fiação elétrica, permitindo mudanças conforme a tecnologia avança.
  • Invista em isolamento térmico, acústico e fontes de energia renovável para manter as contas baixas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VERIFIQUE NOSSA DISPONIBILIDADE

Insira seu nome, telefone e email e nós retornaremos em até 24 horas.

Obrigado pelo contato. Retornaremos em até 24 horas por telefone.